Porto Novo: Jovens agricultores terminam missão a Portugal no âmbito do projecto Nô Crê Água Leave a comment

Porto Novo, 05 Nov (Inforpress) – Um grupo de jovens agricultores e criadores de gado do Planalto Norte, Porto Novo, Santo Antão, já regressou ao concelho, depois de ter estado, nos últimos dez dias, em Portugal, para um intercâmbio com colegas de Mértola, Alentejo.

De acordo com a Associação para a Defesa do Património de Mértola, que coopera com o município do Porto Novo, há duas décadas, o intercâmbio “decorreu da melhor, forma”, com visitas a explorações agrícolas, unidades de transformação de produtos e um breve estágio na Herdade do Freixo do Meio.

Essa iniciativa, que se realizou no quadro do projecto No Crê Água, que consiste no abastecimento de água ao Planalto Norte, lançado em Setembro, representou, segundo a ADPM, “uma mais valia inquestionável para a formação profissional” desses camponeses.

ADPM, distinguida pela câmara do Porto Novo, em Setembro, por ocasião do Dia do Município, tem sido, há 20 anos, “uma grande parceira” do Porto Novo, pelos vários projectos já desencadeados em prol do “desenvolvimento sustentável” deste município, acção que foi já, também, reconhecida pelas Nações Unidas.

Nesses anos, a ADPM promoveu inúmeros projectos no município do Porto Novo, sobretudo, nos domínios do ambiente, turismo sustentável, abastecimento de água, agricultura e energias renováveis, além da criação de mais de uma dezena de centros comunitários, em todo o concelho.

Essa organização não-governamental portuguesa, com quase 40 anos de existência, foi já, por duas vezes (2013 e 2015), distinguida pelas Nações Unidas, através da Convenção de Combate à Desertificação, pelos “contributos dados para a gestão sustentável das terras em Cabo Verde”, mais precisamente no concelho do Porto Novo.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Fonte: Inforpress

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *